Cálculo de transformação de solução
Em algumas prescrições médicas, é comum encontrarmos soluções que não se enquadram ao que temos disponível nas farmácias, sendo necessário a realização de cálculos de transformação.
Uma das grandes dificuldades que muitos estudantes encontram na hora de realizar esse cálculo é ter em mente as grandezas envolvidas e, também, um raciocínio abstrato a respeito das mesmas.
Para tanto, planejo criar, na medida do possível, um "mapa mental" desse raciocínio, afim de que o estudante possa criar um raciocínio crítico e consciente sobre as grandezas, com a finalidade de não se prender em decorar passos.
Vejamos o seguinte exemplo:
PM: Soro glicosado 10% - 500 ml.
Quando nos deparamos com essa prescrição, devemos ter em mente que o que foi pedido se assemelha a seguinte imagem:
Neste sentido, note que sempre que houver porcentagem, o valor sempre será uma "parte" dos 100 ml, que representa o 100%. Portanto, se fosse a 30%, seria 30g em 100 ml, assim como se fosse 100% teríamos 100g em 100 ml, ou seja, a cada 1 ml teríamos 1 grama de glicose.
Observe, também, que o valor total de glicose contido na solução é de 50g, que representa a soma da quantidade de glicose contida a cada 100 ml do frasco.
Ao entendermos essa relação, partimos para a realidade prática, que nem sempre se adéqua ao que foi pedido na prescrição média. Portanto, imaginemos que ao irmos à farmácia, para preparar o soro glicosado, nos deparamos com a seguinte apresentação:
Disponível: SG (soro glicosado) - 5% - 500 ml
Diferente da primeira apresentação, nessa temos o total de 25g de glicose contido em todo o frasco de 500 ml. A proporção de glicose também é diferente a cada 100 ml, que equivale 5g.
Por motivos de economia e praticidade, o profissional de enfermagem é responsável por realizar cálculos que transformem esse SG 5% - 500 ml em SG 10% - 500 ml. Para isso, se faz necessário a utilização de ampolas menores que contenham glicose, afim de completar a quantidade de glicose que falta no frasco disponível de 500ml, com o objetivo de chegar aos 50g de glicose da prescrição médica:
Disponível: Ampolas 50% de glicose em 20 ml.
Aqui esta uma etapa que confunde muitos estudantes, pois muitos interpretam os 50% de glicose como 50% de 20 ml, mas a verdade é que os 50% se referem, sempre, ao 100ml de outro frasco que deu origem ao frasco de 20ml.
Dada essa visualização dos frascos, podemos partir para a resolução do problema:
PM: Soro glicosado 10% - 500 ml. Disponível: SG (soro glicosado) - 5% - 500 ml e ampolas 50% de glicose em 20 ml.
O objetivo que temos aqui é transformar o que temos disponível na farmácia - SG 5% 500ml + ampolas 50% 20 ml - em SG 10% 500ml.
Para isso vamos descobrir quanto de glicose, em gramas, possuem no SG 5% 500ml:
Com esse cálculo descobrimos que o frasco de 5% 500ml contém 25g de glicose. Continuando o cálculo, vamos descobrir quanto de glicose há no frasco da prescrição médica:
Vemos que o objetivo é chegarmos a proporção de 50g em 500ml, faltando, portanto, 25g para chegar aos 50g pedidos:
Porém, não podemos, simplesmente, pegar dois frascos de 5% 500ml para completar 50g de glicose, pois, nesse caso, teríamos 50g de glicose em 1L, e não é isso o que foi pedido.
Para isso, vamos pegar as ampolas de 50% 20ml e descobrimos quantas ampolas, ou quantos ml, devemos usar para alcançar a quantidade de 50g de glicose no frasco 5% 500ml.
Como a quantidade que falta para completar o frasco de 5% 500ml é 25g, devemos calcular quantos ml corresponde 25g no frasco das ampolas.
Com o cálculo, vimos que 25g corresponde a 50ml que deve ser aspirado das ampolas. Deste modo, 50ml corresponde a 2 ampolas e meia (20ml+20ml+10ml). Porém, não devemos aspirar esses 50ml das ampolas e, automaticamente, acrescentar no frasco de 5% 500ml, pois isso irá alterar a concentração de soro, se tornando 550ml.
Para que isso não ocorra, devemos desprezar do frasco 5% 500ml extatos 50ml, para que possamos acrescentar o conteúdo aspirado das ampolas sem aumentar a quantidade em ml do frasco.
Porém, surge outro problema: ao desprezarmos esses 50ml, também desprezamos uma porção de glicose que estava contida no frasco, ou seja, se antes tínhamos 25g de glicose em 500ml, agora, ao tirarmos 50ml, perdemos 'x' gramas de glicose:
Perdemos, portanto, 2,5g de glicose ao desprezarmos 50ml do frasco, sendo necessário a reposição desses 2,5g com o uso das ampolas 50% 20ml. Agora nossa missão é descobrirmos quantos ml, da ampola, correspondem a esses 2,5g, para que possamos repor no frasco de 5% 500ml:
Descobrimos que 2,5g equivale a 5 ml da ampola, sendo necessário aspirar, além dos 50ml, mais 5 ml da ampola para repor o que foi perdido. Deste modo, temos o seguinte processo:
Concluindo o processo, chegamos a conclusão de que devemos aspirar, ao todo, 55 ml das ampolas, sendo utilizado duas ampolas inteiras e 15 ml da última.
Note que na ultima ampola, aspiramos os 5 ml que correspondem a 2,5 gramas que foram desprezados do frasco 5% 500 ml.
Como você pode perceber, trata-se de um cálculo que, a primeira vista, parece complexo devido as diversas etapas, mas ao visualizarmos as grandezas de forma um pouco mais concreta, podemos perceber que trata-se de algo simples, que tem por base o raciocínio lógico e nossa abstração. Por isso, treine bastante sua abstração e imagine essas grandezas quando for realizar um cálculo. Com o tempo nosso raciocínio vai ficando mais hábil para esses tipos de problemas.
Espero ter ajudado e bons estudos.
Comentários
Postar um comentário